sexta-feira, 6 de maio de 2011

"Grandes bandas nacionais"

No sábado falamos das bandas nacionais de maiores repercussões no Brasil. Rock, MPB, Samba, Jovem Guarda, enfim, tudo. O Música na Chapa falou das dificuldades de se montar uma banda.

Banda "De Trees" no estúdio

Pois, além de ter uma sincronia musical é necessário também um bom relacionamento pessoal entre os seus membros. Para exemplificar convidamos os recem formados membros da banda "De Trees" (Ricardo, German e Guilherme).



Os jovens falaram do novo projeto de suas vidas. Montar uma banda que toca reggae com uma dose de pop. Sinceramente nunca ouvi falar de uma banda de reggae em São João Nepomuceno. Na região, algumas de Juiz de Fora.



A banda "De Trees" participou do Desafio Musical e nele aconteceu o inesperado. O eterno lanterna Everson Rezende foi surpreendido pelo chileno German. O guitarrista e vocalista pontuou - 7 pts. Cai o tabú. Desde o primeiro programa, em 5 de fevereiro deste ano, Everson pontuou - 5 pts e mantê-se na lanterna até o 12º programa.

Veja o score do Desafio Musical:

1º Banda The Grau 31 pts
Banda de Rock

2º Fabi, Fernanda e Júlia 24 pts
Grupo de Samba “Salto Alto”

Aldo Philadélfia 24 pts
Ator e Diretor Teatral – GRUTA SJN

4º Banda Rota de Colisão 18 pts
Banda de Rock

5º Marcelo Antonucci (Pitico) 17 pts
Bancário, ex Rainha do Barril e presidente dos Blocos da rua Nova

6º Enéas Miosso (Mitocôndrias) 15 pts
Cantor, compositor da Banda Mitocôndrias

7º Guilherme 14 pts
Banda “De Trees”

8º Bernadete (Papagaio) 11 pts
Empresária e apoiadora cultural

9º Crisnanda e Cinthia 9 pts
Grupo de Samba “Salto Alto”

10º Nei Moraes 7 pts
Produtor e Diretor Teatral – Conciliador – Comentarista de Rádio

11º Luciano “Falador” 3 pts
Rapper, compositor e radialista

12º Carlos Mauro 0 pts

Músico (baterista)

13º Ricardo - 2 pts
Banda “De Trees” – baixo e teclado

14º Everson Rezende - 5 pts
Diretor Teatral, folião, intérprete do bloco 4 Gerações

15º German Weisser (Chileno) - 7pts
Banda “De trees” – vocalista e guitarra

No quadro "Figurinha Carimbada" homenagem à banda mineira do 14 BIS:



14 Bis é uma banda vocal/instrumental brasileira que surgiu em Minas Gerais criada pelos irmãos Flávio e Cláudio Venturini, Hely Rodrigues, Vermelho e Sérgio Magrão.

Surgiu no final do ano de 1979, por músicos que já se conheciam e alimentavam a idéia de ter uma banda brasileira nos moldes daquelas bandas internacionais que tanto influenciaram e emocionaram seus integrantes. Beatles, Rolling Stones, Deep Purple, Yes, Led Zeppelin, Pink Floyd entre muitas outras.

Mas a influência não se resume a música criada fora do Brasil. O “Clube da Esquina” foi para todos do 14 a prova que poderia ser criada no Brasil uma nova Música Brasileira original, popular e ao mesmo tempo sofisticada.

Antes da fundação do 14bis era diante desse caldeirão musical que seus futuros integrantes sonhavam em gravar suas canções e atingir o sucesso. Enquanto isso não era possível trabalhavam cada um junto a um grupo ou artista diferente, sempre buscando o amadurecimento musical e profissional (Flávio e Magrão estavam no “Terço”, Hely e Vermelho no “Bendegó” e Cláudio com Lô Borges.



Naqueles anos o Brasil ainda em processo de redemocratização era um país onde a formação de uma banda era vista com desconfiança pelas gravadoras. Foi com o aval de Milton Nascimento (produtor do primeiro disco) que o 14 foi contratado pela multinacional EMI Odeon para gravar o 14bis I, disco que rapidamente galgou as paradas com canções como Natural e Canção da América, esta uma inédita de Milton Nascimento e Fernando Brant.

No ano seguinte foi lançado o disco 14bis II, disco considerado clássico da banda com inovações harmônicas, vocais e instrumentais trazendo mais sucesso e afirmação no cenário musical brasileiro para o 14bis. Neste disco se destacam músicas como Planeta Sonho, Nova Manhã, Caçador de Mim, Bola de Meia entre outras. Em 1981 foi lançado o “Espelho das Águas” disco onde a banda apresentou novos ritmos e arranjos como pode-se notar em “Mesmo de Brincadeira “ um country mineiro ou “A qualquer Tempo “ um barroco mineiro, além de apresentar mais um clássico inédito de Milton e Brant, “ Nos Bailes da Vida".

O 14 Bis é uma das bandas brasileiras mais atuantes no cenário. Suas canções embalaram romances e alegrias de toda uma geração. Minas Gerais sente-se orgulhosa de filhos tão talentosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário