terça-feira, 22 de março de 2011

"O nordeste invadiu a chapa"

Foi isso mesmo. Uma tarde inteira dedicada ao nordeste brasileiro. A coincid~encia é que no dia 19 demarço comemorou o dia de São José. Esse dia é esperado no sertão do nordeste com grande expectativa.

Na foto: O convidado Aldo Philadélfia, Sabones e o mascote Chiquinho

Segundo as tradições do sertão, caso tenha chuva neste dia, o ano será abençoado e muita fartura acontecerá na colheita.

Para isso, selecionamos diversas canções advindas dos cantores e cantoras nordestinas,tais como: Luis Gonzaga, Domiguinhos, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Amelinha, Alceu Valença, Fagner, Reginaldo Rossi entre outros.

Amado Roberto e Márcio Sabones - a dupla dinâmica das tardes de sábado na Rádio Difusora

Com uma cultura rica e fonte de inspiração de vários artistas, o nordeste brasileiro destaca no mercado fonográfico por anos, tendo seu lugar garantido nas principais produtoras musicais do país e do mundo.

Falamos dos ritmos também. O frevo, forró, xote, rock, samba... tudo! "Porque naquela terra tudo que se canta dá certo".

No quadro Risada 0800, marca registrada do humor de Sabones, risos e gargalahadas "arrancadas por mais de metro". (risos) Recebemos no estúdio o ator e diretor de teatro do GRUTA (Grupo de Teatro Amador de São João Nepomuceno), Aldo Philadélfia para um bate papo e o Desafio Musical.

Chiquinho, Luis Carlos Dutra em visita e Amado roberto operando a mesa

Aldo foi muito bem, ocupando o segundo lugar geral do quadro do Desafio, empatado com as meninas do "Salto Alto". Confira o ranking atualizado.

1º Banda The Grau 31 pts
Banda de Rock

2º Fabi, Fernanda e Júlia 24 pts
Grupo de Samba “Salto Alto”

2º Aldo Philadélfia 24 pts
Ator e Diretor Teatral – GRUTA SJN

4º Banda Rota de Colisão 18 pts
Banda de Rock

5º Marcelo Antonucci (Pitico) 17 pts
Bancário, ex Rainha do Barril e presidente dos Blocos da rua Nova

6º Bernadete (Papagaio) 11 pts
Empresária e apoiadora cultural

7º Crisnanda e Cinthia 9 pts
Grupo de Samba “Salto Alto”

8º Nei Moraes 7 pts
Produtor e Diretor Teatral – Conciliador – Comentarista de Rádio

9º Everson Rezende - 5 pts
Diretor Teatral, folião, intérprete do bloco 4 Gerações

Na lanterna continua o ator e diretor da Cia de Teatro "Aos trancos e barrancos", Everson Rezende. Desde o primeiro programa.


Para a próxima semana um programa especial será preparado para os ouvintes.O tema desta vez será "In memorian" - somente músicos que já faleceram.


QUADRO FIGURINHA CARIMBADA PRESTOU HOMENAGEM AO CANTOR PARAIBANO: ZÉ RAMALHO



Zé Ramalho nasceu em 3 de outubro de 1949 em Brejo do Cruz/PB, filho de Estelita Torres Ramalho, uma professora do ensino fundamental, e Antônio de Pádua Pordeus Ramalho, um seresteiro. Quando tinha dois anos de idade, seu pai se afogou numa represa do sertão, e passou a ser criado por seu avô.

A relação entre os dois seria mais tarde homenageada na canção "Avôhai". Após passar a maior parte da sua infância em Campina Grande, sua família se mudou para João Pessoa. Esperava-se que ele se formasse em Medicina.

Assim que a família se estabeleceu em João Pessoa, ele participou de algumas apresentações de Jovem Guarda, sendo influenciado por Renato Barros, Leno e Lílian, Roberto Carlos & Erasmo Carlos, Golden Boys, The Rolling Stones, Pink Floyd e Bob Dylan.



Em 1974, seu primeiro filho, Christian, nasceu. No mesmo ano tocou na trilha sonora do filme Nordeste: Cordel, Repente e Canção, de Tânia Quaresma. Na época, passou a misturar as suas influências: de Rock and roll a forró. Um ano depois, gravou seu primeiro álbum, Paêbirú, com Lula Côrtes na gravadora Rozenblit. Hoje em dia, as cópias desse disco valem muito por serem raras.

Em 1977, gravou seu primeiro álbum solo, Zé Ramalho. No próximo ano, seu segundo filho, Antônio Wilson, nasceu.

Em 1979, veio o terceiro filho, João, fruto de sua relação com Amelinha, e também o segundo álbum, A Peleja do Diabo com o Dono do Céu. Mudou-se para Fortaleza em 1980, onde escreveu seu livro Carne de Pescoço. O terceiro álbum A Terceira Lâmina, foi lançado em 1981, ano em que nasceu sua primeira filha, Maria Maria; logo após, veio o quarto disco, Força Verde, em 1982.

Em 1983, após o lançamento do quinto álbum, "Orquídea Negra", terminou sua relação com Amelinha e se mudou para o Rio de Janeiro. Depois de gravar "Por aquelas que foram bem amadas ou para não dizer que não falei de rock", no início do ano de 1984, ele se casou com a advogada Roberta Fontenele Garcia Ramalho, com quem vive até hoje.
Após uma queda de sucesso nos anos 80 por fazer uso de experimentalismo na música e algumas sondagens de plágio, Zé Ramalho nunca parou de trabalhar e voltou a fazer sucesso com a música “Entre a serpente e a estrela” – tema da novela da Globo Pedra sobre Pedra.

Em 1992, teve seu quinto filho, José, (o primeiro com Roberta), fato que foi seguido pelo lançamento do álbum Frevoador. Em 1995, nasceu a segunda filha: Linda.
Em 1996, gravou o álbum ao vivo O Grande Encontro com Elba Ramalho e os famosos nomes da MPB Alceu Valença e Geraldo Azevedo. No mesmo ano, lançou o álbum Cidades e Lendas.



O sucesso de O Grande Encontro foi grande o suficiente pra que Zé Ramalho decidisse gravar uma nova versão de estúdio em 1997, desta vez sem Alceu Valença. O álbum vendeu mais de 300.000 cópias, recebendo os certificados ouro e platina.

No final da década de 90, outro grande sucesso de sua autoria foi trilha sonora de novela da Rede Globo. Admirável Gado Novo, na novela das oito, O Rei do Gado.

O primeiro trabalho do século XXI foi o álbum tributo Zé Ramalho Canta Raul Seixas, com regravações de canções do músico baiano. Dividiu o palco com Elba Ramalho no Rock in Rio III. Em 2002, a Som Livre lança um CD de grandes sucessos chamado Perfil, parte da séria Perfil. Também em 2002, veio o décimo sétimo álbum, O Gosto da Criação.

Os seus mais recentes trabalhos, é o álbum Zé Ramalho canta Jackson do Pandeiro, seu terceiro álbum de covers em dois anos e o sucesso junto com Chitãozinho & Xororó – Sinônimos, também tema da Novela da Globo – A Favorita.

Zé Ramalho carrega uma legião de fãs em todo o país. Por onde passa é indicio de publico garantido e sucesso.

MÚSICA NA CHAPA - por Márcio Sabones
TODOS OS SÁBADOS - DE 12H ÀS 15H
RÁDIO DIFUSORA AM 1420 KHZ - SÃO JOÃO NEPOMUCENO - MG
(32) 3261 1344 www.difusorasjn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário