segunda-feira, 14 de março de 2011

Programa para os brotos - Jovem Guarda na Chapa

Foi supimpa!

Faço até uso das gírias dos anos 60 no Brasil. É a década em que a Jovem Guarda teve seu auge. O programa do último sábado foi uma gostosa releitura desta época mágica da juventude brasileira.

Márcio Sabones recebe a convidada Bernadete (Papagaio)

A jovem guarda que fez jovens, crianças e adultos brincarem com suas letras como o biquini de bolinha amarelinho, broto legal, boogie do bebê e etc.

O Música na Chapa não ficou de fora das brincadeiras naquela tarde de sábado. Com a presença do sempre competente Amado Roberto na mesa de som, o mascote Chiquinho e a dupla Írio Henriques e Aristides dos Santos fazendo sua participação especial nos primeiros blocos, "matando a gente de rir" - o programa foi sucesso com uma grande audiência.

Para completar a festa, uma ilustre presença de Bernadete (Papagaio) nos blocos seguintes para um delicioso papo no Mistura Fina e um divertido game no Desafio Musical. A nossa amiga não foi mal no game e marcou 11 pts. No bate papo, com o bom humor conhecido de todos, Bernadete contou histórias de sua infância e juventude. Ela também nos brindou com várias curiosidades que pesquisou para sua participação.

No Desafio Musical, temos o seguinte ranking:

1º Banda The Grau 31 pts
Banda de Rock

2º Fabi, Fernanda e Júlia 24 pts
Grupo de Samba “Salto Alto”

3º Banda Rota de Colisão 18 pts
Banda de Rock

4º Marcelo Antonucci (Pitico) 17 pts
Bancário, ex Rainha do Barril e presidente dos Blocos da rua Nova

5º Bernadete (Papagaio) 11 pts
Empresária e apoiadora cultural

6º Crisnanda e Cinthia 9 pts
Grupo de Samba “Salto Alto”

7º Nei Moraes 7 pts
Produtor e Diretor Teatral – Conciliador – Comentarista de Rádio

8º Everson Rezende (lanterna) - 5 pts
Diretor Teatral, folião, intérprete do bloco 4 Gerações


Írio e Aristides fazendo graça no programa.

Sempre brincalhona, levou para o estúdio uma bolsinha com algo secreto dentro e nós tentamos acertar do que se tratava. Sem acertar, no final do programa foi revelado um biquini de bolinhas amarelinhas, rsrsrs... só ela mesmo!

Não podemos esquecer do quadro Risada 0800 que sem dúvida é um dos momentos mais esperados pelos ouvintes, devido às imitações de Márcio Sabones e Írio Henriques.

O programa foi sucesso. Telefonemas e e-mails eram recebidos todo o instante.

QUADRO: "FIGURINHA CARIMBADA"

No último sábado,homenageamos o Tremendão Erasmo Carlos.



Erasmo Carlos, nome artístico de Erasmo Esteves, nascido no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro em 5 de junho de 1941 - sua mãe saiu da Bahia grávida de um homem que não quis assumir a paternidade.

Foi o grande parceiro do cantor Roberto Carlos - certamente é a dupla de maior sucesso na história da música popular brasileira, tanto em termos de venda quanto em termos de regravações, feitas por artistas de todo o Brasil e do exterior.
Junto com Roberto Carlos, compôs mais de 500 canções, gravadas tanto pelo Rei quanto por ínúmeros outros cantores.

Erasmo conhecia Sebastião Rodrigues Maia (que mais tarde seria conhecido como Tim Maia) desde a infância, entretanto a amizade só viria na adolescência por conta da febre do Rock and Roll.



Em 1957, Tim Maia montou a banda The Sputniks, os membros da banda eram Tim, Arlênio Lívio, Wellington Oliveira e Roberto Carlos. Após uma briga entre Tim e Roberto, o grupo foi desfeito, Wellington desistiu da carreira musical, o único remanescente era Arlênio que no ano seguinte resolveu chamar Erasmo e outros amigos da Tijuca, Edson Trindade e José Roberto, conhecido como "China" para formarem o grupo vocal "The Boys of Rock".

Por sugestão de Carlos Imperial o grupo passou a se chamar The Snakes, o grupo acompanhava tanto Roberto quanto Tim Maia em seus respectivos shows.Erasmo foi apresentado a Roberto por Arlênio Lívio, Roberto precisava da letra da canção Hound Dog, sucesso na voz de Elvis Presley, então Arlênio disse que Erasmo seria a pessoa que possuiria tal letra, pois este era um grande fã de Elvis, Roberto descobriu outras afinidades com Erasmo, além de Elvis, ambos gostavam de Bob Nelson, James Dean, Marlon Brando, Marilyn Monroe, torciam para o Vasco da Gama.

Quando fazia parte do The Snakes, Tim Maia ensinou Erasmo a tocar violão.O The Snakes chegou a acompanhar, o cantor Cauby Peixoto em sua inusitada passagem pelo rock, na gravação de "Rock and Roll em Copacabana" de 1957 e no filme "Minha Sogra é da Polícia" (1958), onde o cantor interpreta a canção "That's Rock" composta por Imperial[1].



Nos tempos da juventude também conheceu, Jorge Ben Jor[2], na época conhecido como Babulina e Wilson Simonal, que também foi agenciado por Carlos Imperial.
Erasmo resolveu adotar o nome Carlos no nome artístico em homenagem ao Roberto Carlos e a Carlos Imperial.

Com a chegada da Bossa nova, Erasmo também se deixou influenciar pelo gênero, Roberto chegou a se tornar crooner cantando Bossa nova, bastante influenciado por João Gilberto. Antes de seguir carreira solo, Erasmo fez parte do banda Renato e Seus Blue Caps.

No início da carreira participou efetivamente junto com Roberto Carlos e com Wanderléa do programa Jovem Guarda onde tinha o apelido de Tremendão, imitando as roupas e o estilo de seu ídolo Elvis Presley. Seus maiores sucessos como cantor nessa fase foram: “Gatinha Manhosa” e “Festa de Arromba”.



Roberto e Erasmo eram criticados por cantar e compor Rock e de serem americanizados, Coqueiro Verde foi o primeiro samba-rock gravado por Erasmo. Chegou a dividir uma apartamento com Jorge Ben Jor, apontado com um dos criadores do estilo[3], no Bairro do Brooklin em São Paulo[2].

Com o término do programa, entrou em crise, teve problemas com drogas e respondeu processo criminal. Resgatado no final dos anos 60, voltou ao ápice ao assinar contrato com a antiga Philips. O próprio Erasmo considera sua produção a partir da metade dos anos 80 discutível e talvez por isso tenha caído em ostracismo nos anos 90, quase que apenas aparecendo nos desditosos especiais de fim de ano de seu parceiro. Lançou seu último disco, Rock in Roll...(2009).



Após trabalhar mais esporadicamente durante a década de 90 (quando regravou antigos sucessos, participou de homenagens à Jovem Guarda e de discos-tributos vários), Erasmo adentrou o terceiro milênio contratado pela Abril Music. Em 2001, completou 60 anos e lançou seu 22º disco, “Pra Falar de Amor”. “O melhor amigo do Rei recupera, enfim, o lugar a que faz jus”, saudou a revista Época. “Erasmo ainda é demais para nossos pobres corações”, deliciou-se a Folha de São Paulo. O show desse álbum foi lançado depois em CD e DVD: “Erasmo Ao Vivo”, que, além de registrar um momento histórico de um mito da música brasileira, ajudou a compor um painel de sua vasta obra – com um mini-documentário contando com depoimentos de Erasmo, Rita Lee, Gilberto Gil, Wanderléa, Marina Lima, Adriana Calcanhotto, Renato Barros e Roberto Menescal.

Erasmo Carlos entrou no novo milênio com toda disposição, e – para a felicidade de todos – com o bom humor e a inteligência que sempre lhe foram peculiares.

MÚSICA NA CHAPA - por Márcio Sabones
RÁDIO DIFUSORA AM - 1420 KHZ - SÃO JOÃO NEPOMUCENO - MG
TODOS OS SÁBADOS: DE 12H ÀS 15H
TEL: (32) 3261 1344 - www.difusorasjn.com.br

2 comentários:

  1. Amigo Sabones,tenho uma história para contar: aprendi andar de bicicleta cantando ¨era um biquini de bolinha amarelinha...¨Se eu parasse de cantar,perdia o equilíbrio e caía.Tal era a força da Jovem Guarda!...

    ResponderExcluir
  2. Nossa...q legal cara...rsrsrsrsrs
    fico imaginando a cena...
    abraxxx

    ResponderExcluir