quinta-feira, 10 de março de 2011

"Os nossos carnavais"

O 5º programa Música na Chapa entrou na magia do carnaval. A escolha de um repertório para a ocasião, Márcio Sabones usou e abusou dos sambas, marchinhas, sambas enredos, frevos e axés. Ritmos que fazem o carnaval de todo o Brasil.


O mascote Chiquinho deu sua exibição no frevo dentro do estúdio -dirigido por Amado Roberto

Com o mascote Chiquinho nos estúdios e o operador de mesa mais competente do rádio nacional, Amado Roberto, ficou fácil de conduzir o tão esperado programa das tardes de sábado da Rádio Difusora AM. Ligações “ao vivo” e envios de e-mails para o site da emissora não paravam.


Na foto, o ouvinte Sérgio Reis leva pastéis para os locutores. Chiquinho e Aristides dos Santos.

Como atrativos o quadro Risada 0800, sempre esperado pelos ouvintes pelas imitações de Sabones e Írio Henriques. As curiosidades do tema carnaval e o quadro “Figurinha Carimbada” prestando justa homenagem ao Bloco do Barril de São João Nepomuceno – MG.

Na oportunidade, não exibimos o quadro “Mistura Fina” – no qual recebemos convidados para Bate Papo e Desafio Musical. Por ser sábado de carnaval impossibilitou as pessoas da área de comparecer devido seus compromissos na data.


NO QUADRO FIGURINHA CARIMBADA DESTA SEMANA UMA JUSTA HOMENAGEM AO “ARRASTA MULTIDÕES DO CARNAVAL SÃOJOANENSE, O BLOCO DO BARRIL.


Em 1973, na casa de Dona Cirene e seu Gené situada na Rua Nazareth, centro de nossa cidade nasceu o Bloco do Barril. O mais popular de nosso carnaval. No início, aproximadamente 30 pessoas desfilaram pelas ruas do centro de São João Nepomuceno, dando duas voltas e parada no Baile carnavalesco dos Trombeteiros.



Naquela brincadeira de amigos nunca se imaginou o quanto tornaria popular o Bloco do Barril que chega ao seu 39º desfile em 38 anos de vida. Nomes como José Geraldo e o irmão Flávio Ferraz, filhos de Dona Cirene e seu Bené, Keco Pinto, Beto Bellini e Marluce Fajardo (a 1º Rainha do bloco) são imortalizados na história do bloco.


Gabriel Loures - Rainha do Barril 2010

Era um carrinho de mão, um pequeno barril com pinga e fantasias caricatas. Sim, homens vestidos de mulheres. Isso sempre tirou risos dos foliões que aqui passavam seus carnavais. Marluce desfilou de musa do bloco, com uma faixa de Broto do Ano e é considerada por todos a 1º rainha do bloco. Já a 1º Rainha eleita do Bloco foi Keco Pinto em 1977.

A partir de 1979 a rainha eleita ficava com a responsabilidade de organizar o desfile do ano seguinte – tradição que acontece até os dias atuais. Até esta data, o organizador do bloco era José Geraldo Ferraz, mas com sua mudança para São Paulo, fez com que outras pessoas organizassem o Barril.

Até o início dos anos 80, a Rainha do Barril chamava Rainha Garbosa. Até hoje foram 36 rainhas que rabiscam a história do “Arrasta Multidões”. A cada ano, novidades, criatividades e muitos foliões para animar a festa.



Da tradição podemos destacar a distribuição de mais de 1000 litros de caipirinha, a eleição da nova Rainha do Bloco, da Miss Barril, da Embaixatriz do turismo (prêmio dado ao turista mais produzido do desfile), o troféu Kassinho para a ex Rainha mais produzida e premiações aos grupos femininos, masculinos e mistos de fantasias. Não podemos esquecer da engraçada maneira de homens trajarem roupas femininas. O bloco sempre desfila na segunda feira de carnaval, às 17h nas ruas do centro da cidade Garbosa.

A rainha do Bloco 2010 é o jovem radialista e empresário Gabriel Loures. No desfile de 2011 terá de passar a faixa e a realeza para outro sãojoanense. Que terá a responsabilidade de organizar o barril de 2012. Esse sãojoanense é o jovem Samir Simões, o Samir da Farmácia que assume assim o título de Rainha do Barril 2011.


Na foto a Rainha eleita do Barril 2011, Samir Simões e a Rainha do Barril 2010 Gabriel Loures.


MÚSICA NA CHAPA – por Márcio Sabones
RÁDIO DIFUSORA AM 1420 khz – São João Nepomuceno – MG
(32) 3261 1344 / www.difusorasjn.com.br

2 comentários:

  1. Amigo Sabones,mais uma vez quero parabenizá-lo pelo ótimo programa.Também gostaria de contribuir com uma correção : o pai do Flávio Ferraz era conhecido como Sr. Gené e não Bené,como saiu na postagem.Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. obrigado amigo. Verdade! Saiu errado na digitação. rsrsrsrs...
    Forte abraço.
    abraxxx

    ResponderExcluir