segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"EM RITIMO DOS ANOS 80"



O último programa (12/02) voltou aos anos 80 junto com as bandas sãojoanenses “The Grau” (representado pelos músicos: Thiago Pável e Rafael Kroisfelt) e “Rota de Colisão” (os músicos: Diogo Lanini e Flávio Varotto)e do dançarino Ratinho. Em um proveitoso bate papo no quadro “Mistura Fina” falamos da abertura musical daquela década, com o fim do Regime Militar e o nascimento das bandas de rock Nacional, tais como: Legião Urbana, Barão Vermelho, Titãs, Paralamas do Sucesso e etc. O locutor Írio Henriques teve de ausentar por estar sem voz. Uma pena! Mas o programa atingiu alta audiência e foi sucesso absoluto de crítica.

Muito foi falado e pode ter certeza que muito ainda ficou para falar naquela tarde de sábado. Também foi mencionado o poder da mídia e a desvalorização do profissional, pois em muitos casos, a estética tem mais valor do que o talento musical.



Muitas pessoas telefonaram e trocaram ideia com o apresentador e convidados. As bandas participaram de forma brilhante do quadro “Desafio Musical”, acertando a maioria das músicas e enigmas. O vencedor foi a banda “The Grau” com 31 pontos, seguido da banda “Rota de Colisão” com 18 pontos.

No quadro geral de pontos temos:

1º Banda The Grau --------- 31 pts
Banda de Rock

2º Banda Rota de Colisão --------- 18 pts
Banda de Rock

3º Marcelo Antonucci (Pitico)-------- 17 pts
Bancário, ex Rainha do Barril e presidente dos Blocos da rua Nova

4º Nei Moraes -------- 7 pts
Produtor e Diretor Teatral – Conciliador – Comentarista de Rádio

5º Everson Rezende ------ - 5 pts
Diretor Teatral, folião, intérprete do bloco 4 Gerações

O programa apresentou os quadros de humor: Risada 0800, Quirino – o contador de histórias, MADAMA e muitas piadas. Telefonemas e e-mails de todas as partes do país também foram recebidos. Muitas músicas dos anos 80 fizeram o programa viajar no tempo.

No quadro figurinha carimbada, “Música na Chapa” prestou homenagem a banda Legião Urbana. Acompanhe o texto na íntegra em nosso blog.

FIGURINHA CARIMBADA: LEGIÃO URBANA

No quadro figurinha carimbada desta semana, prestamos homenagem a uma das maiores bandas do rock nacional, A Legião Urbana.



Surgida em Brasília (DF) e ativa entre 1982 e 1996. Ao todo, lançaram treze álbuns, somando mais de 20 milhões de discos vendidos. Ainda hoje, é o terceiro maior grupo musical da gravadora EMI-Odeon em venda de discos por catálogo no mundo, com média de duzentas mil cópias por mês.

A banda foi formada em agosto de 1982 após uma discussão de Renato Russo com sua banda antiga, o Aborto Elétrico, devido a uma briga com o integrante Fê Lemos (bateria). Com o fim da banda, Fê Lemos e seu irmão, Flavio Lemos (contrabaixo), reunem-se com Dinho Ouro Preto e formam o Capital Inicial. Para compor, Renato Russo se inspirava em bandas como Ramones, The Smiths, The Cure, Talking Heads e Joy Division.

A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu em 5 de setembro de 1982 na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque, que contou com outras oito atrações, entre elas a Plebe Rude, também de Brasília, abrindo o show para a Legião.

Em 23 de julho de 1983, a Legião faz no Circo Voador, Rio de Janeiro, um concerto que mudaria a história da banda. Após a apresentação, eles são convidados a gravar uma fita demo com a EMI. No ano seguinte, por indicação de Marcelo Bonfá, entra o baixista Renato Rocha e começa então a gravação do primeiro disco.

Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá conquistaram o Brasil com álbuns como Legião Urbana, Dois, Que País é este, As Quatro Estações, Cinco e Descobrimento do Brasil. Ouvidos por toda a juventude dos anos 80.

O último concerto da Legião Urbana aconteceu em 14 de janeiro de 1995, na casa de apresentações "Reggae Night" em Santos, litoral do estado de São Paulo. No mesmo ano, todos os discos de estúdio da banda até 1993 foram remasterizados no lendário estúdio britânico Abbey Road Studios, em Londres, famoso por vários discos dos Beatles; e lançados em uma lata, intitulada "Por Enquanto 1984-1995". A lata também incluía um pequeno livro, com um texto escrito pelo antropólogo Hermano Vianna, irmão do músico Herbert Vianna.

O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996. A banda é uma das recordistas de vendas de discos no Brasil incluído premiações da ABPD com dois Discos de Diamante pelos álbuns Que País É Este de 1987 e Acústico MTV de 1999.



A Legião nos fez cantar que “ainda é Cedo” para saber “Que País é este”, mas “Há Tempos” para que “Pais e Filhos” não transforme a vida “Um Teatro dos Vampiros” com uma “Sereníssima” “Geração Coca Cola”. Sabemos que o “Mundo anda tão complicado”, mas mesmo assim gosta de “Meninos e Meninas” que vivem neste “Faroeste Caboclo”.

Legião Urbana não foi só uma banda de rock, mas um estilo de se fazer música.


AVISO: AMANHÃ, TERÇA FEIRA (15/02) ENCERRA A VOTAÇÃO PARA A ESCOLHA DO TEMA DE SÁBADO DIA 19/02. DÊ O SEU VOTO NO NOSSO BLOG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário